Como impulsionar seu marketing digital para resultados

Fazer girar a roda dos resultados na execução do marketing digital da sua empresa é um desafio que parece um tanto quanto difícil, mas não é. No início pode até ser, afinal, todo o começo é difícil, exige um esforço extra, leva um determinado tempo até engrenar, é verdade, mas depois que ela começa a girar, tudo se movimenta bem mais fácil.

 

É como fazer um enorme esforço para iniciar o giro de uma roda propulsora, daquelas bem grandes em que é difícil de alcançar o primeiro movimento, mas depois de começar a rodar e ganhar ritmo, gira praticamente sozinha. Para este grande esforço no movimento de evolução da roda dos resultados, existe um conceito próprio do marketing digital chamado de Flywheel Marketing, ou Marketing de Impulso. E é com ele que você vai impulsionar os resultados de marketing digital da sua empresa.

 

Para iniciar, entenda que uma estratégia bem montada de marketing digital já tem por si só a característica flywheel, ou seja, precisa de um impulso para fazer a roda girar sozinha. No começo os resultados são difíceis de acontecer, ranquear as primeiras palavras-chave no Google, ganhar os primeiros links, alcançar as primeiras curtidas no Facebook, seguidores no Twitter, criar uma boa base de leads, mas com impulso em todas elas, a roda dos resultados começa a girar.

 

Neste início você pode até se frustrar ao parecer que todos os seus esforços não estão dando certo, mas não é por aí. A roda não vai girar sem esforço e, no princípio, o fundamental é ter paciência e perseverança até impulsioná-la. Aí você vai me perguntar: Qual o tamanho do esforço essencial para girar essa roda? Bem, nós temos três regras essenciais, baseadas em experiências práticas bem sucedidas de especialistas na área, que foram fundamentais para criar o conceito de Flywheel Marketing, e que utilizamos na Resultados Digitais com muito sucesso também. São elas:

 

Invista mais e por mais tempo

O investimento em busca paga e orgânica no Google é um ótimo exemplo. Sem dúvida, investir em anúncios do Google Adwords trarão um resultado mais rápido do que conseguir uma boa posição na busca orgânica. Porém, se você investir em seu site, nas palavras-chave corretas, bons títulos e outros detalhes, com o tempo você estará bem posicionado na busca orgânica, terá autoridade no seu segmento de atuação e atrairá cliques sem ter que pagar por eles. Fazer um investimento a longo prazo pode não ser muito animador no começo, mas certamente trará resultados.

 

Esteja disposto a investir, experimentar e aceitar falhas

Falhas em estratégia de marketing digital podem indicar um novo caminho. Quando os resultados não aparecem logo, é possível avaliar o curso e tentar novas estratégias que podem dar certo. As respostas no marketing digital são em tempo real, o que ajuda a evitar o desperdício de tempo, esforço e dinheiro no que não está dando certo. No entanto é preciso experimentar, correr o risco para ter estas respostas. Então, as falhas fazem parte do processo de aperfeiçoamento da estratégia, da lapidação dela. Algumas alternativas testadas podem até trazer um resultado inesperado. Você não vai saber se não tentar.

Aprenda a encontrar o conceito de impulso (Flywheel) em tudo

O marketing de impulso funciona em todos os canais digitais da sua estratégia, pode acreditar. Depois de entender o conceito e aplica-lo, você vai usá-lo em outras áreas. Uma boa campanha de Adwords, por exemplo, funciona também por meio desse conceito: quanto mais pessoas clicam nos anúncios, mais sua marca torna-se referência e o custo por clique (CPC) tende a cair. O Remarketing também segue esse padrão: quanto mais pessoas visitam seu site, mais você pode alcançá-las com anúncios, e com o aumento da conversão, mais você vai investir. O investimento em branding, assim como construir um bom relacionamento com outros sites e ter facilidade em conseguir links também são boas dicas de onde o conceito pode ser aplicado.

 

 

 

Aplicar o conceito do Flywheel Marketing, com certeza vai ajudar na construção da reputação online de sua empresa e impulsionar a roda dos resultados da sua estratégia de marketing digital.

 

Flywheel Marketing BpressComo você pode ver na figura, o conteúdo da sua empresa está no centro de tudo, seguido pela objetividade na mensagem e sua audiência. Depois a participação, discussão, engajamento e lealdade. Sempre criando, publicando, promovendo, monitorando e analisando para encontrar assertividade. Assim ela gira e com o tempo cada vez mais rápida e com menos esforço.

 

Listo ainda cinco passos essenciais como sugestão para auxiliar no esforço de impulsão da roda dos resultados.

 

  • Definir uma estratégia de longo prazo focada na ajuda dos clientes em todas as etapas de compra: durante a pesquisa de compra, o processo de compra e no pós-venda.

 

  • Não desistir. Ser paciente e cumprir cada tarefa mesmo quando os resultados não aparecerem.

 

  • Perseverança e comprometimento são propulsores de resultados. Estratégias como SEO, não apresentam resultados imediatos. É preciso persistir.

 

  • Investir em conteúdo informativo e verdadeiramente útil, em diversos formatos (texto, imagens e vídeo) e que seja fácil de ser compartilhado.

 

  • Criar relacionamento transparente com seu público em todos os canais. Se bem sucedido, a longo prazo, seus consumidores serão os responsáveis pelas conversas sobre sua marca e produtos.

A Business Press é uma agência de marketing digital híbrida, que cria, desenvolve e executa estratégias de inbound marketing, assessoria de imprensa e marketing de conteúdo.

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