O retorno dos blogs e sua importância na estratégia de inbound marketing das marcas

Quando os blogs viraram febre, há mais ou menos uns seis ou sete anos, todas as marcas queriam surfar a nova onda. Criar o site da empresa com um blog se tornava praticamente uma obrigatoriedade, mas que os departamentos de marketing, tomados pelas demandas tradicionais do dia a dia não sabiam, e muitos ainda não sabem como utilizá-lo, tanto como estratégia de marketing como de vendas.

Um pouco da história da febre dos blogs neste contexto

O Blog era uma novidade e a verdade é que ninguém sabia mesmo ao certo a forma mais eficiente e profissional de gerar resultados através dele. Nós da Business Press, naquela época ainda atuantes somente como assessoria de imprensa, ficamos um tanto quanto apreensivos, pois eram novos espaços com audiências surpreendentes, mas em sua maioria com credibilidade duvidosa. Da mesma forma, os clientes queriam estar lá, fosse criando o próprio blog em sua página na internet, tentando elevar de alguma forma a audiência do seu site, ou mesmo pegando carona na audiência destes blogueiros, que surgiram fazendo sucesso.

 

Frase do dia do Blog Shame

Frase do dia do Blog Shame https://blogueirashame.wordpress.com

O problema era que além do surgimento de blogs profissionais com elevada audiência, mas que cobravam igual ou mais do que uma mídia tradicional, seja para fixar um banner ou fazer um publieditorial, surgiram também os que trocavam posts por produtos. E aqueles que apresentavam o mídia kit praticamente vendendo o editorial, faziam isso sem informar ao seu leitor do espaço comercial. Tinham também os que a audiência era conquistada com sorteios de produtos e os que concentravam os sorteios da web no seu blog como um serviço, para elevar a audiência da sua página e atrair anunciantes. Tinha de tudo. E em consequência disso, surgiram até blogs contestando estas reputações conquistadas com audiência, como o da blogueira Shame, com a proposta de promover uma reflexão sobre os conteúdos publicados nos blogs, denunciando posts publicitários não identificados. Ela se tornou um sucesso e marcou a principal interrogação desta febre.

O fato é que os números mensuráveis de audiência atraíam os departamentos de marketing, carentes por resultados mais efetivos, de impacto nas vendas, ou ao menos com números que justificassem o ROI – Return on Investment. Neste momento, o número de seguidores passou a pautar as investidas das marcas em blogs e até certo ponto, de forma generalizada, tornou-se um parâmetro utilizado até hoje por muitas empresas. Afinal, no comparativo com a mídia tradicional, além de confirmar o número de pessoas impactadas em tempo real, era possível saber quem eram elas, e isso já era uma evolução.

Com o tempo o mercado filtrou os melhores blogs, que consolidaram-se como mídia digital. E o seu boom, como toda febre, passou, dando lugar às mídias sociais. Então as empresas começaram a questionar a importância do blog na estratégia de marketing digital de suas marcas e produtos, “já que todo mundo estava no Facebook”.

Hoje é muito comum ver sites que não usam blogs. É muito mais fácil e cômodo para as empresas atualmente, utilizarem uma Fanpage no Facebook ou um perfil no Instagram. Uma fanpage traz além da vantagem de ampliar a própria audiência, a possibilidade de saber não só exatamente quem são os seguidores da marca, como nos blogs, mas seus hábitos, preferências e comportamentos. Só que não revela quais e quantos destes seguidores estão prontos para comprar os seus produtos ou serviços em qualquer um dos seus canais de venda, seja online ou em uma loja física. A não ser que este seguidor se manifeste. Ainda assim, ele pode estar em dúvida entre a sua marca e outra concorrente que ele também segue nas mídias sociais.

É neste cenário que cresce o método de gestão Inbound Marketing, que hoje une marketing e tecnologia para gerir de forma integrada e enxuta todos os canais digitais de uma marca. Nele o Blog é a espinha dorsal e tem função fundamental na estratégia que integra site, blog, mídias sociais, técnicas de SEO do Google, publicidade online e mail marketing.

E o que é Inbound Marketing? Qual a importância do blog na sua estratégia?
Inbound marketing (marketing de atração ou marketing de permissão) é um método inovador que rompe com os antigos conceitos de marketing de interrupção – aquele que te interrompe em algum momento do seu dia, muitas vezes em horas inadequadas para te oferecer um produto ou serviço (no seu e-mail, por telefone, no meio do seu programa de tv favorito, na leitura de um artigo etc.)

O Inbound cresce porque houve uma mudança muito brusca no comportamento de compra com o crescimento do acesso a internet, principalmente via mobile. As pessoas estão buscando informações no Google sobre produtos e serviços com muito mais intensidade. Hoje, 65% das compras são decididas em pesquisas na internet e é por isso que os blogs voltaram com tanta importância, para cumprir o papel de auxílio nesta decisão.

Uma empresa que tenha um blog com informações úteis e uma estratégia de marketing de conteúdo baseada naquilo que o seu seguidor e potencial consumidor está buscando, tem muito mais chances de ampliar as suas vendas do que aquele concorrente que não tem. E melhor, entregando aquilo que o consumidor está buscando e não forçando uma venda, que sabemos pode ter consequências negativas.

É uma nova visão de marketing e de trabalho, que se baseia em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que seus potenciais clientes te encontrem e lhe procurem. O velho marketing, chamado de Outbound marketing, é aquela tática que conhecemos que busca oferecer os seus produtos ou serviços para o público em geral. O Inbound faz exatamente o contrário, seu objetivo é atrair os potenciais clientes até a empresa, fazer com que eles te encontrem, se comunicar com eles, entender suas necessidades, ajudá-los e por fim, encantá-los.

Método de Inbound Marketing

Método de Inbound Marketing

A ideia básica é agregar valor e ser relevante para que os assinantes apareçam. Em termos de tática, a melhor maneira de começar a gerar oportunidades com o inbound marketing é iniciar um blog e criar conteúdo de boa qualidade e fácil detecção. Esse blog vai ser responsável pela, digamos assim, “biblioteca” de conteúdos da sua marca e de seus produtos, com todas as defesas, benefícios e utilidades que ele oferece. Estes conteúdos no entanto devem ser estratégicos e entregar aos seus seguidores a resposta que eles procuram.

A Business Press é uma agência de marketing digital híbrida, que cria, desenvolve e executa estratégias de inbound marketing, assessoria de imprensa e marketing de conteúdo.

You may also like

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial