Engajamento em mídias sociais não mede o resultado do seu marketing digital

A primeira vantagem tangível que os gestores de marketing se balizam para investir em marketing digital é a mensuração no comparativo com a mídia tradicional, mas ela não é a mais importante. É verdade que em um anúncio ou editorial de revista não é possível saber quantos dos leitores da publicação o visualizaram, enquanto nas mídias sociais sabemos sobre o tráfego, visitantes, cliques, curtidas e compartilhamentos. E é assim no comparativo com propaganda em televisão, rádio ou outdoor, entre outras mídias tradicionais.

Não dá pra negar que as mídias sociais trazem um avanço considerável na precisão dos números do público impactado, com o diferencial ainda maior da noção do engajamento. E ainda há os gestores que vendo essa tangibilidade, utilizam-se somente deste, digamos assim upgrade, para medir o resultado do seu marketing digital. Só que nesta nova área do conhecimento de marketing na internet, a possibilidade de mensuração e acompanhamento deste público vão muito mais além do impacto no consumidor e do seu engajamento. O marketing agora converte em vendas.

Hoje é possível com um bom e barato software de Inbound Marketing (marketing de atração), postar conteúdos nas mídias sociais, analisar o trafego do site no google analythics, realizar estratégia de SEO, analisar keywords para o google adwords, acompanhar o impacto dos anúncios, produzir landing pages, gerar leads, criar um fluxo de mail marketing segmentado, relacionar-se diretamente com cada lead e converter vendas. Tudo de forma integrada, automatizada e com métricas e gráficos diários, semanais e mensais, atuando proativamente sobre o engajamento e aferindo o quanto os seguidores são potenciais consumidores da sua marca e se realmente compram o seu produto.

metodologia-inbound-marketing

Neste contexto os resultados são medidos pelo número de vendas geradas pelo marketing digital e não do engajamento do público nas mídias sociais. O engajamento é só uma avaliação melhor do que uma mídia tradicional, mas não o suficiente para medir resultados. Usá-lo como resultado é fazer marketing digital com uma visão ainda analógica. Os planejamentos e as ações neste sentido também mudaram.

O que mensura o resultado do marketing digital é a conversão de seguidores em leads e de leads em vendas, mas o que é um lead, afinal? É a pessoa que demonstra tamanho interesse na sua marca a ponto de lhe fornecer seus dados de contato. Visitantes você não sabe quem é, lead sim e o que lhe interessa.

Então para medir os resultados do seu marketing digital procure criar uma estratégia de Inbound Marketing para atrair visitantes às suas mídias sociais, mas no intuito de gerar cliques e consequentes visitas ao seu blog, seu site, que deve ser responsivo e onde devem estar os principais conteúdos da sua marca. Faça isso acompanhando o tráfego, as respostas aos conteúdos e anunciando continuamente para impulsionar estas visitas e estes cliques. Realize também campanhas no Google Adwords, Facebook Ads e Twitter para atrair visitantes às suas plataformas digitais. Use ofertas em landing pages para gerar leads, relacione-se com eles por mail marketing e telemarketing e realize vendas.

Isto não é uma fórmula mas uma noção do que é resultado em marketing digital e de uma série de coisas que são preciso fazer para alcançá-lo.

A Business Press é uma agência de marketing digital híbrida, que cria, desenvolve e executa estratégias de inbound marketing, assessoria de imprensa e marketing de conteúdo.

You may also like

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial